Bolsonaro vai indicar novo ministro do STF e dois candidatos são os mais cotados para a vaga

Com a saída de Marco Aurélio Mello, presidente vai indicar mais um ministro ao Supremo.

PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai indicar mais um ministro para o Supremo Tribunal Federal (STF) para a vaga hoje ocupada por Marco Aurélio Mello, que vai se aposentar em julho. De acordo com a jornalista Andréa Sadi, a discussão sobre o substituto agita os bastidores do governo.

PUBLICIDADE

De acordo com ministros do governo ouvidos por Sadi, o presidente Bolsonaro quer um ministro que seja leal e fiel. Bolsonaro tem reclamado das decisões do Supremo desde antes da pandemia do coronavírus. Com o início da pandemia, as críticas se intensificaram.

Dos 12 ministros da corte, um deles foi indicado por Jair Bolsonaro: Kassio Nunes Marques. Para esta segunda vaga, Bolsonaro pode escolher entre dois candidatos que fazem gestos em direção à vaga. Um deles é Augusto Aras (foto abaixo). O procurador-geral da República tem sido elogiado por Bolsonaro por demonstrar lealdade em suas ações.

PUBLICIDADE

Outro nome que também agrada ao presidente é André Mendonça (foto abaixo). O ex-ministro da Justiça voltou para a Advocacia-Geral da União e teria vantagem por ser evangélico. Bolsonaro prometeu à bancada evangélica que indicaria um ministro “terrivelmente evangélico”.

De acordo com Sadi, o Legislativo teria preferência por Augusto Aras e não por André Mendonça no STF. A aprovação do ministro do Supremo passará pelo Senado Federal. Aras não é evangélico, como prometeu Bolsonaro. Resta saber qual decisão Bolsonaro vai tomar e quem ele vai indicar para o Supremo. Se vencer a eleição em 2022, o presidente terá mais uma vaga para preencher no Supremo.