in

Bolsonaro vai indicar novo ministro do STF e dois candidatos são os mais cotados para a vaga

Com a saída de Marco Aurélio Mello, presidente vai indicar mais um ministro ao Supremo.

Flickr Alan Santos

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai indicar mais um ministro para o Supremo Tribunal Federal (STF) para a vaga hoje ocupada por Marco Aurélio Mello, que vai se aposentar em julho. De acordo com a jornalista Andréa Sadi, a discussão sobre o substituto agita os bastidores do governo.

Publicidade

De acordo com ministros do governo ouvidos por Sadi, o presidente Bolsonaro quer um ministro que seja leal e fiel. Bolsonaro tem reclamado das decisões do Supremo desde antes da pandemia do coronavírus. Com o início da pandemia, as críticas se intensificaram.

Dos 12 ministros da corte, um deles foi indicado por Jair Bolsonaro: Kassio Nunes Marques. Para esta segunda vaga, Bolsonaro pode escolher entre dois candidatos que fazem gestos em direção à vaga. Um deles é Augusto Aras (foto abaixo). O procurador-geral da República tem sido elogiado por Bolsonaro por demonstrar lealdade em suas ações.

Publicidade

Publicidade

Outro nome que também agrada ao presidente é André Mendonça (foto abaixo). O ex-ministro da Justiça voltou para a Advocacia-Geral da União e teria vantagem por ser evangélico. Bolsonaro prometeu à bancada evangélica que indicaria um ministro “terrivelmente evangélico”.

Publicidade

De acordo com Sadi, o Legislativo teria preferência por Augusto Aras e não por André Mendonça no STF. A aprovação do ministro do Supremo passará pelo Senado Federal. Aras não é evangélico, como prometeu Bolsonaro. Resta saber qual decisão Bolsonaro vai tomar e quem ele vai indicar para o Supremo. Se vencer a eleição em 2022, o presidente terá mais uma vaga para preencher no Supremo.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!