in

Após vespas gigantes, tornado de minhocas assusta e intriga comunidade científica

O ‘wormnado’, como foi chamado, chamou atenção dos cientístas, que buscam uma explicação para o fenômeno.

Reprodução/Facebook

Após o caso das vespas gigantes, um novo bicho resolveu intrigar os cientistas nos Estados Unidos. Uma chuva na cidade de Hoboken, em Nova Jérsei, fez com que centenas de minhocas se unissem para formar a figura de um tornado em uma calçada. Os cientistas, surpresos com a ação inesperada dos anelídeos, apelidaram o fenômeno de ‘wormnado‘.

Publicidade

Uma moradora enviou as fotos do acontecimento para Tiffanie Fisher, integrante do City Council, órgão americano semelhante à nossa conhecida Câmara dos Vereadores, de Hoboken. Tiffanie, então, as compartilharam nas redes sociais na quinta-feira (25).

“Alguém já viu algo assim?”, questionou ela, afirmando que as imagens se tratavam de um tornado de minhocas que se formou próximo ao Parque Maxwell. Segundo Tiffanie, é de conhecimento de todos que as minhocas saem após as chuvas, porém, algo dessa magnitude ela nunca teria visto.

Publicidade

Kyungsoo Yoo, professor do Departamento do Solo, Água e Clima da Universidade de Minnesota, afirmou ao Live Science que o formato de tornado criado pelas minhocas é muito interessante para os cientistas. Yoo estuda como os ecossistemas são transformados pelos anelídeos em questão e deixou claro ser comum que, após a chuva, os animais subam ao solo. Porém, afirmou nunca ter visto nada parecido. 

Publicidade

Um professor assistente da Georgia Tech, Saad Bhamla, levantou uma teoria a respeito do comportamento dos animais. Segundo ele, se a água foi drenada pelo solo neste formato, as minhocas poderiam estar seguindo o mesmo rumo, fazendo com que a união de centenas delas lembre um tornado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.