in

Conheça dicas importantes para trocar a fralda do bebê e evitar problemas

Aprenda dicas importantes para poder fazer a troca de fraldas da melhor maneira.

Bebemamãe

A troca de fraldas de um bebezinho pode parecer uma tarefa simples, mas caso não seja realizada com atenção, pode provocar sérios desconfortos e até mesmo alguma infecção no pequeno. A pergunta crucial é: você sabe a forma certa de limpar o bebê ao realizar a troca de fralda? Se não, pode ficar tranquilo, pois esse artigo vai dar dicas importantes.

Publicidade

O ideal é fazer a troca da criança a cada três horas. Também é importante verificar se nesse período a fralda não está suja. Não espere o bebê reclamar para evitar qualquer tipo de problema como é o caso da assadura. Organize tudo que vai ser usado no procedimento para não deixar o pequeno sozinho para evitar acidentes. Você vai precisar da fralda, algodão, água e sabonete para poder fazer uma boa higienização.

O certo é usar água morna e algodão, e caso esteja muito sujo utilize um sabonete para poder ajudar no processo. Deixe os lencinhos umedecidos para serem usados em situações de emergência. Vale ressaltar que o uso de talco não é mais aconselhado atualmente, pois o produto pode provocar ressecamento na pele sensível da criança. As pomadas para evitar assaduras devem ser utilizadas caso haja orientação profissional.

Publicidade

Vale frisar alguns cuidados diferenciados quando for trocar os meninos. A preocupação da mãe com os garotos é em relação ao prepúcio da criança, que é a pele que fica em torno da glande. A recomendação é não puxar o prepúcio, pois a questão da fimose fisiológica vai se resolvendo naturalmente a medida que o tempo passa.

Publicidade

Já no caso das meninas, é bom ter atenção para os riscos de infecção de urina que são maiores nas garotas. Portanto, o correto é fazer a limpeza sempre no sentido da vagina para o ânus. São dicas simples, mas extremamente eficientes na hora de fazer a higienização dos pequenos.

Publicidade
Publicidade