in

Banco Central autoriza transferências de dinheiro pelo WhatsApp; como funciona?

A informação foi divulgada nesta terça-feira (30/03) e pegou muitos de surpresa.

G1

O WhatsApp tem sido um dos aplicativos mais usados no mundo inteiro. Após anos de sua criação, o software, que é de propriedade da empresa Facebook, tem mais de 132 milhões de usuários em todos os países do globo.

Publicidade

Nesta terça-feira (30/03), uma grande novidade sobre o WhatsApp foi divulgada e causou surpresa em muitos, que não estavam esperando pela atualização. Acontece que o Banco Central afirmou que o aplicativo agora poderá servir como meio de transações financeiras.

A decisão do Banco Central significa que agora as dezenas de milhões de usuários do aplicativo poderão transferir e receber dinheiro através dele. A empresa Facebook Pagamentos do Brasil recebeu aprovação como um “iniciador de pagamentos”.

Publicidade

A permissão de transação financeira do WhatsApp também foi cedida pelo Banco Central à Mastercard e à Visa para dois “arranjos de pagamento” abertos, como transferência, depósito, pré-pago e doméstico. 

Publicidade

Segundo as informações do BC, só poderão realizar transações aqueles usuários que possuírem contas correntes. Para utilizar o método de pagamento aprovado pela instituição bancária será preciso colocar o número do cartão pré-pago ou de débito Visa ou Mastercard.

Publicidade

O Banco Central também informou que o WhatsApp só será utilizado para transações bancárias quando o aplicativo disponibilizar a função. A data exata para isso ainda não foi divulgada. A nova funcionalidade do aplicativo de mensagens tem como objeto reduzir os custos de transações entre os usuários. Maiores informações sobre o assunto podem ser divulgadas a qualquer momento.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Aurilane Alves

Escrevo sobre os assuntos mais bombados do momento, famosos, curiosidades, notícias em geral.