in

Alertas importantes e precauções sobre o uso de Neomicina que você deveria conhecer

Descubra as principais precauções e advertências que devem ser conhecidos no caso de necessidade do uso do medicamento Neomicina.

Pixabay

A Neomicina é uma pomada antibiótica que geralmente é formulada junto com o componente bacitracina. Essa pomada é de uso tópico, ou seja, deve ser utilizada no local onde existe alguma ferida, queimadura ou lesão a fim de evitar ou conter a proliferação de bactérias infecciosas.

Publicidade

Assim como qualquer medicamento, o uso da Neomicina requer algumas precauções importantes. O alerta mais importante é que a pomada deve ser aplicada somente na pele ou em mucosas. A pomada nunca deve ser usada em locais como olhos ou ouvidos pois pode causar danos à saúde oftálmica.

Esse medicamento não é recomendado para uso prolongado, a não ser em casos especiais e com avaliação médica. Usar Neomicina por muito tempo em uma região do corpo sem necessidade pode favorecer a proliferação de fungos e de bactérias resistentes à neomicina com bacitracina, provocando infecções graves.

Publicidade

Em casos em que é preciso usar a Neomicina em uma grande extensão do corpo, como exemplo em queimaduras completas de membros, a pomada será muito absorvida pelo organismo. Essa absorção gera efeitos nos rins e deve ser rigorosamente avaliada por um médico em pessoas com histórico de problemas renais.

Publicidade

Tudo sobre as pomadas com Neomicina para tatoo

Publicidade

Uma advertência importante é que o uso de Neomicina deve ser extremamente restrito e feito com acompanhamento médico, para evitar efeitos adversos ainda desconhecidos, em grupos de risco como: lactantes, gestantes, pacientes com doenças neuromusculares como Miastenia gravis e pessoas que utilizam outros medicamentos além da Neomicina.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Evandro

O mundo do entretenimento é a minha vida.