Suposta fraude em vacinação contra a Covid-19 é investigada em São Paulo

Conselho de Enfermagem apura 14 denúncias de supostas aplicações de “vacinas de vento”.

PUBLICIDADE

Em São Paulo, o Conselho Regional de Enfermagem do estado (Coren-SP) está investigando supostas fraudes na campanha de vacinação contra a Covid-19. De acordo com informações relatadas pelo Coren-SP o total de denúncias apuradas é de 14 casos, sendo 6 desses casos somente na capital paulista. Alguns desses casos envolve a “vacinação de vento”, em que não há nada dentro da seringa na hora da aplicação.

PUBLICIDADE

Um dos casos foi filmado e denunciado por Tatiane Vidal. A mulher se dirigiu a UBS da Vila Sacomã, localizada na Zona Sul de São Paulo, levando o seu pai, o aposentado Márcio Vidal, de 70 anos, para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Tatiane registrou o momento da aplicação através de um vídeo gravado, entretanto, ao chegar em sua residência e mostrar para a sua família o momento da vacinação de seu pai, os familiares constataram que a profissional de saúde não empurrou o êmbolo da seringa.

Após a observação realizada, a mulher retornou com seu pai a UBS e a supervisora da unidade de saúde permitiu que outra dose da vacina fosse aplicada no idoso, a outra filha do aposentado, Renata Vidal foi quem acompanhou o processo de vacinação.

A mulher declarou que o caso foi muito traumático e que a família registrou um Boletim de Ocorrência. Após a denúncia realizada pela família, a Secretaria Municipal de Saúde declarou que o vídeo será analisado de forma rígida e as providências serão tomadas.

PUBLICIDADE

O estado de São Paulo está vivendo a pior fase da pandemia e as medidas adotadas pelo governador João Doria não estão surtindo com os efeitos esperados.