Ex-presidente dos EUA, Barack Obama encara terrível morte e deixa admiradores em luto

A notícia rapidamente se espalhou pela imprensa internacional nas primeiras horas desta segunda-feira (29).

PUBLICIDADE

A imprensa internacional está noticiando a morte de Sarah Obama, ‘avó’ do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama. A familiar tinha 99 anos e passou os últimos dias internada em um hospital de Kisumu, região oeste do Quênia. Em entrevista à AFP, uma das filhas comentou sobre o ocorrido. “Foi com Deus. Faleceu esta manhã”, disse sua filha Marsat Onyango à agência de notícias.

PUBLICIDADE

As causas da internação de Sarah Obama não foram divulgadas. Sabe-se que ele estava no Hospital de Ensino e Referência Jaramogi Oginga Odinga, de Kisumu, conforme complementado pela filha. No Quênia, a idosa era muito conhecida, em especial pelo parente famoso.

Sarah Obahma não tinha laços sanguíneos com Barack Obama, embora ele tratasse ela como familiar. Ela foi a terceira esposa de Hussein Onyango Obama, avô paterno do ex-presidente dos EUA, que lutou pelo exército britânico nos conflitos de terra envolvendo a então Birmânia, falecendo no ano de 1975.

À imprensa, Barack Obama sempre se dirigiu à Sarah chamando-a de avó. Em 2006, quando era senador pelo estado de Illinois, fez uma visita à casa da familiar e praticamente parou o país. Depois de ser eleito presidente em 2008, a singela residência passou a ser protegida por muros e seguranças, tornando-se uma espécie de ponto turístico do país.

PUBLICIDADE

Em 2015, Barack Obama visitou o Quênia em uma viagem presidencial e voltou a se reunir com Sarah e seus familiares em Nairóbi. A última visita pública que se tem do ex-presidente a Sarah Obama aconteceu em 2018, ao término de seu mandato, quando se reuniram na região de Kogelo.