in

Bebê com apenas 17 dias morre vítima da Covid-19; desabafo comove: ‘dor que ninguém é capaz de explicar’

Criança chegou a ser levada para casa, mas apresentou sintomas da doença ainda na primeira semana de vida.

UOL

Um bebê de apenas 17 dias morreu na última quarta-feira (24), em São José dos Campos (SP), por complicações da Covid-19. O recém-nascido não tinha comorbidades e se tornou a vítima mais jovem da doença na cidade.

Publicidade

Em nota enviada ao portal UOL, a Secretaria de Saúde, por meio de sua assessoria, confirmou o óbito, mas informou não poder passar mais detalhes. 

A assessoria se limitou a dizer que a criança estava internada em uma unidade hospitalar particular, que não teve o nome revelado. Segundo o UOL, o primeiro nome do bebê era Otávio, e ele apesar de ter nascido saudável, testou positivo para a doença logo na primeira semana após o seu nascimento.

Publicidade

Desabafo

Nas redes sociais, uma familiar da vítima publicou uma mensagem emocionante sobre a dura perda.

Publicidade

“Otávio voltou para casa. Ele não é mais um número, desses que a TV mostra. Não é uma gripezinha, não é mimimi. Senhores governantes, não riam e nem debochem de uma dor que nada e nem ninguém é capaz de explicar”, disse Francisca Rosangela.

Publicidade

A mãe do recém-nascido, identificada como Thaís Cristina, não quis se pronunciar sobre a morte do filho. Em seu perfil no Facebook, ela se limitou a publicar uma foto de uma flor com a estrita “luto”

No post, Thaís recebeu o apoio de familiares e de diversos amigos, que enviaram as condolências e mensagens de força.

Otávio foi a vítima mais jovem a morrer pela Covid-19 em São José dos Campos, contudo, o município do interior de São Paulo já computou outra morte na faixa etária de 0 a 9 anos. No ano passado, uma criança de 2 anos não resistiu à doença. Diferentemente deste caso, a vítima possuía comorbidades. 

Desde o início da pandemia, o município que fica a menos de 100 km da capital paulista já computou 920 mortes em decorrência da Covid-19. O número de infectados já ultrapassa a casa dos 52 mil. Em escala nacional, o estado de São Paulo aparece como o mais impactado pela doença. 

No último balanço divulgado, São Paulo bateu o seu recorde de mortes diárias, atingindo a marca de 1.193 óbitos pela Covid-19. Com mais essa marca negativa expressiva, o principal estado do país ultrapassou as 70 mil mortes por infecções do coronavírus, o que representa quase um quarto de todos os óbitos do país. 

Publicidade
Publicidade