Os detalhes da ButanVac, primeira vacina contra a Covid 100% brasileira

Butantan divulgou informação na manhã desta sexta-feira; pedido de autorização será feito à Anvisa.

PUBLICIDADE

O Instituto Butantan anunciou na manhã desta sexta-feira (26) a criação da primeira vacina 100% brasileira no combate à Covid-19. Chamada de ButanVac, a nova vacina começaria produção em meio e disponibilizaria 40 milhões de doses a partir de julho.

PUBLICIDADE

Para que isso aconteça, o Butantan vai pediro autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar os testes clínicos em voluntários. Se a Anvisa autorizar, os testes devem começar no próximo mês. A notícia anima os brasileiros .

A tecnologia utilizada para produzir a ButanVac é a mesma da vacina da gripe. De acordo com as informações apresentadas, esta nova vacina contra a doença causada pelo coronavírus leva em conta a variante brasileira chamada de P1.

Além disso, a promessa é que de ButanVac produza uma resposta imune maior do que as das vacinas atuais. No Brasil, 85% da população vacinada recebeu a CoronaVac, produzida pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês SinoVac.

Dimas Covas, presidente do Butantan, afirmou que o material de pedido de liberação será protocolado ainda nesta sexta e que haverá diálogo intenso com a Anvisa para que haja a autorização dos estudos clínicos.

PUBLICIDADE

“Nós aprendemos com as vacinas anteriores, já sabemos o que é uma boa vacina contra a Covid-19. Essa será uma vacina de segunda geração, mais imunogênica”, afirmou Dimas Covas. A ButanVac começou a ser produzida no dia 26 de março de 2020, há exatamente um ano.

Covid-19 no Brasil

A Covid-19 já infectou mais de 12 milhões de pessoas no Brasil e mais de 300 mil perderam a vida em decorrência da doença. O país é o segundo colocado no ranking geral de mortes, atrás apenas dos Estados unidos.