in

Os detalhes da ButanVac, primeira vacina contra a Covid 100% brasileira

Butantan divulgou informação na manhã desta sexta-feira; pedido de autorização será feito à Anvisa.

Reprodução Poder360

O Instituto Butantan anunciou na manhã desta sexta-feira (26) a criação da primeira vacina 100% brasileira no combate à Covid-19. Chamada de ButanVac, a nova vacina começaria produção em meio e disponibilizaria 40 milhões de doses a partir de julho.

Publicidade

Para que isso aconteça, o Butantan vai pediro autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar os testes clínicos em voluntários. Se a Anvisa autorizar, os testes devem começar no próximo mês. A notícia anima os brasileiros .

A tecnologia utilizada para produzir a ButanVac é a mesma da vacina da gripe. De acordo com as informações apresentadas, esta nova vacina contra a doença causada pelo coronavírus leva em conta a variante brasileira chamada de P1.

Publicidade

Além disso, a promessa é que de ButanVac produza uma resposta imune maior do que as das vacinas atuais. No Brasil, 85% da população vacinada recebeu a CoronaVac, produzida pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês SinoVac.

Publicidade

Dimas Covas, presidente do Butantan, afirmou que o material de pedido de liberação será protocolado ainda nesta sexta e que haverá diálogo intenso com a Anvisa para que haja a autorização dos estudos clínicos.

Publicidade

“Nós aprendemos com as vacinas anteriores, já sabemos o que é uma boa vacina contra a Covid-19. Essa será uma vacina de segunda geração, mais imunogênica”, afirmou Dimas Covas. A ButanVac começou a ser produzida no dia 26 de março de 2020, há exatamente um ano.

Covid-19 no Brasil

A Covid-19 já infectou mais de 12 milhões de pessoas no Brasil e mais de 300 mil perderam a vida em decorrência da doença. O país é o segundo colocado no ranking geral de mortes, atrás apenas dos Estados unidos.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!