in

Excelente notícia: primeira vacina brasileira contra a Covid-19 é anunciada

O imunizante brasileiro foi anunciado nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Butantan.

AMANDA PEROBELLI/REUTERS

Uma incrível novidade tomou conta da internet nesta sexta-feira (26). A primeira vacina brasileira contra a Covid-19 foi criada pelo tão famoso Instituto Butantan, que deverá solicitar autorização à Anvisa para dar início aos ensaios clínicos com seres humano ainda hoje.

Publicidade

O imunizante brasileiro foi batizado com o nome Butanvac, em homenagem ao instituto que o desenvolveu e que lidera um consórcio do qual é o principal produtor, sendo responsável por 85% da capacidade total de fornecimento de imunizantes contra o novo coronavírus.

De acordo com informações divulgadas pelo portal de notícias Folha de São Paulo, Dimas Covas, diretor no Butantan, afirmou ser possível alcançar a casa de 40 milhões de doses prontas até o fim de 2021. Segundo ele, por ser uma “segunda geração de vacina”, a análise pode ser feita de maneira mais rápida que as primeiras, o que pode representar a salvação de milhares de vidas.

Publicidade

A Anvisa deverá receber pedido de autorização para testes das fases 1 e 2, onde devem ser analisadas a segurança do imunizante e sua capacidade de de fato imunizar. Estas duas primeiras etapas deverão contar com o apoio de 1.800 pessoas voluntárias, enquanto a fase 3 contará com 9.000 e estipulará a eficácia propriamente dita.

Publicidade

Em seu perfil oficial no Twitter, João Dória (PSDB), governador do estado de São Paulo, divulgou um vídeo ao lado do diretor Dimas Covas, anunciando uma coletiva de imprensa que ocorreu às 8h desta sexta-feira (25). Nela, o governador e o chefe do instituto realizaram o anúncio oficial da Butanvac.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.