in

São Paulo irá anunciar prorrogação da fase emergencial da quarentena

O estado de São Paulo deve prorrogar a fase mais dura da quarentena por mais 1 semana.

Foto: Reprodução/TV Globo

Nesta sexta-feira (26), o governo do Estado de São Paulo deverá realizar o anúncio da prorrogação da fase emergencial da quarentena. A fase emergencial da quarentena paulista possui regras mais rígidas de restrição de circulação e de distanciamento social. As regras são as mais duras desde o início da pandemia no ano de 2020.

Publicidade

O comitê de contingenciamento da Covid-19 está estudando medidas e ajustando os últimos detalhes para o anúncio da prorrogação. O comitê estadual é composto por médicos especialistas e possui o objetivo de diminuir a propagação do coronavírus e ainda evitar o colapso da saúde paulista. A fase emergencial da quarentena em São Paulo entrou em vigor no último dia 15 de março e tinha previsão para se encerrar no dia 30 do mesmo mês, entretanto, os resultados obtidos com as medidas mais rígidas não foram suficientes para abrandar a quarentena paulista.

O governo do estado está preocupado com o colapso na saúde. Cerca de 115 cidades informaram ao executivo estadual que estão com risco de desabastecimento de oxigênio. Hospitais estão ficando sem leitos de UTI para o tratamento de pacientes com Covid-19, principalmente no interior do estado. Além disso, o estoque de medicamentos necessários para realizar intubações está em estado crítico.

Publicidade

Para tentar conter o avanço da doença na capital paulista, o prefeito, Bruno Covas realizou o adiantamento de feriados e criou um megaferiado de 10 dias para incentivar o distanciamento social. Além do super feriado, a prefeitura de São Paulo anunciou a construção de ‘miniusinas’ de oxigênio para manter o abastecimento da cidade.

Publicidade

A nova fase emergencial do estado deve manter as regras, assim parques e locais públicos deverão ser mantidos fechados e apenas serviços essenciais deverão funcionar. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade