in

Casca de aroeira | receita do chá e banho para combater gastrite, reumatismo, acne, manchas e ínguas

Descubra como fazer o chá e banho da casca de aroeira que promete benefícios para a sua saúde.

Saúde Dica

A casca da aroeira-mansa é conhecida como planta medicinal que promete atuar no combate de diversas doenças, mas o uso da chamada Shinus Terebinthifolius é também feito através de banhos e sabonetes para a cura de problemas dermatológicos.

Publicidade

Um artigo publicado no Green Me mostra que a planta medicinal resolve problemas externos como frieiras, ínguas, manhas e acnes na pele. E internos, como gastrite, reumatismo, dores ciáticas, problemas urinários, antipirético, gota e diarreia.

Segundo a medicina popular, a aroeira que deve ser usada em receitas curativas é também conhecidas como aroeira-pimenteira, aroeira-vermelha, aroeira-brasileira, cambuí e fruto-do-sabiá. O fundamental é não confundir a aroeira-mansa com a aroeira-brava que provoca urticária e alergias bastante graves em pessoas mais sensíveis. 

Publicidade

A receita para uso externo pode ser feita por infusão das folhas ou a decocção das cascas. Para fazer a infusão, coloque 100g de folhas verdes da aroeira em 1 litro de água fervida. Deixe infusar durante 5 minutos, coe e se sirva.

Publicidade

Dosagem: segundo o artigo do site citado, deve-se tomar 3 a 4 colheres das de sopa ao dia.

Publicidade

A receita da decocção é feita assim: coloque 3 a 4 cascas de aroeira em 1 litro de água e ferva por 10 minutos, coe e tome durante o dia, em temperatura da geladeira.

Banhos e sabonetes da aroeira

Os banhos e sabonetes para combater problemas de pele são feitos com a casca da e folhas da aroeira. Ferva 25g de casca em 1 litro de água, jogue o líquido sobre a ferida na temperatura que for confortável para você. 

Para o sabonete que combate acne, espinhas, rugas e frieiras, você deve usar 100g de folhas frescas ou a metade das secas, 10 pedaços de sabão de coco e 250 ml de água. Use álcool de cereal para limpar as folhas que devem ser bem selecionadas, sem rasgos ou manchas. Bata as folhas e a água no liquidificador até que vire um líquido verde, coe e leve para ferver em uma panela que não seja de metal, recomendado as de vidro.

Assim que atingir a fervura, tire do fogo, e coloque os pedaços de sabão para derreter. Inclua a mistura em recipientes em formatos de sabonete para endurecer, deixe esfriar e utilize como preferir, mas sempre à noite para evitar manchas solares.

Lembrando que este artigo não substitui uma orientação médica. Sempre que apresentar algum dos problemas descritos, consulte um especialista.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Ariane

Formada em pedagogia em 2011, atuo como redatora desde 2015. Produzo conteúdo sobre o que sou fã. Séries, músicas e tudo que envolve o mundo pop.