in

Sem embasamento científico, ex-governador defende uso de solda elétrica contra a Covid-19; vídeo

O ex-governador Ivo Cassol segura solda elétrica para ‘tratar’ amigo que está com coronavírus.

G1/montagem

O ex-governador do estado de Rondônia, Ivo Cassol, acabou viralizando nas redes sociais nesta última terça-feira, 23 de março, devido a um vídeo polêmico. Nas imagens, Ivo Cassol surge fazendo uso de uma solda elétrica como suposto tratamento para a Covid-19, por meio da luz/claridade que é emitida pelo aparelho. Contudo, vale ressaltar que não existe nenhuma comprovação cientifica sobre o procedimento.

Publicidade

Em uma entrevista concedida ao portal de notícias G1, o ex-governador disse que resolveu fazer a gravação no começo da semana depois que soube de um caso parecido que ocorreu na cidade de São Francisco de Guaporé, em Rondônia. Ainda conforme Cassol, pessoas que se submeteram à exposição de luz de solda teria melhorado os sintomas e até mesmo conseguido a cura.

“Na semana passada eu assisti um vídeo que um cidadão lá da BR-429, conhecido como Santos. Ele estava com coronavírus e ele fez solda e, posteriormente, e ele foi fazer o teste e tinha matado o vírus do ‘corona’. No dia seguinte ele pegou um funcionário dele, mais a esposa do funcionário, fez a solda também e automaticamente também acabou eliminando o vírus do corona no corpo deles”, afirmou o ex-governador.

Publicidade

Publicidade

Após assistir às imagens, Cassol contou que resolveu realizar o procedimento em um borracheiro, que é seu funcionário e também havia contraído o coronavírus na última semana. O teste positivo aconteceu na quinta-feira, 18 de março e no dia seguinte ele já estava se sentindo mal. Foi quando decidiu fazer a solda e, segundo o ex-governador, no sábado o funcionário já estava bem.

Publicidade

Procedimento faz mal ao corpo humano, diz especialista

Ivo Casso disse à reportagem que acredita que a claridade da solda elétrica não cura o coronavírus, mas que auxilia no tratamento. No entanto, o médico Rodrigo Almeida ressalta que a solda elétrica faz mal ao corpo humano, pois queima os olhos, pode provocar doença nos pulmões devido à fumaça proveniente no processo. O especialista alera que, o pode ter acontecido com as pessoas que afirmaram ter se curado da doença após o perigoso procedimento, é uma reação natural do organismo, já que o indivíduo pode ter mais resistência e ser mais saudável.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.