Um hospital da rede particular de saúde de Natal, no Rio de Grande do Norte, acabou trocando os corpos de dois pacientes que foram vítimas fatais da Covid-19. Por conta do grave erro, uma das famílias chegou a sepultar a pessoa errada. O caso foi registrado na última terça-feira (23), e gerou uma grande revolta e desgaste emocional nos familiares envolvidos.
Quando estava preparando o serviço funerário de seu pai, o filho foi avisado de que o corpo de Gerde Luís Xavier Damasceno, de 63 anos, já havia sido liberado.
A vítima passou duas semanas lutando contra um quadro de Covid-19 no Hospital do Coração, chegando a ser intubado, e não resistiu. A morte de Gerde foi a segunda perda dos familiares em curto espaço de tempo.
“Meu irmão morreu dia 18 de fevereiro. Estamos todos muito abalados ainda. E agora meu pai. É um absurdo que, no meio de todo esse sofrimento, a gente tenha que passar pelo constrangimento de não poder enterrar meu pai”, desabafou Gerdian Cabral, filho do idoso.
Drama
Quando a situação foi evidenciada, Gerdian disse que o hospital se responsabilizou pelo erro e tomou à frente para fazer a exumação do corpo da vítima e entregar o certo para os familiares, desfazendo a confusão. Contudo, o sentimento foi doloroso para as duas famílias, que em meio ao luto, tiveram que passar por esta situação delicada.
Em nota divulgada, o Hospital do Coração se pronunciou e lamentou o ocorrido. A unidade hospitalar disse que os dois pacientes morreram na madrugada da terça-feira (23), e justificou que o filho de um dos pacientes fez o reconhecimento.
O hospital classificou o fato como uma “ocorrência constrangedora e inaceitável”. A outra família envolvida no caso não quis se pronunciar.