in

Governo Bolsonaro anuncia compra essencial para tratamento de pacientes em UTI

A aquisição deve alcançar estados e municípios no prazo de 72 horas e é essencial para salvar vidas.

Alan Santos

Nesta quarta-feira (24), o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, anunciou a aquisição de 2,8 milhões de unidades de medicamentos que fazem parte do chamado ‘kit intubação’, essencial para o tratamento e a recuperação de pacientes diagnosticados com a covid-19 que estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Publicidade

Segundo informações divulgadas pelo governo de Jair Bolsonaro, os medicamentos serão distribuídos pelo Ministério da Saúde para todas as regiões do Brasil e, para isso, serão feitas parcerias com três empresas responsáveis pela fabricação dos mesmos.

De acordo com nota da pasta de Saúde, o laboratório Cristália iniciou a distribuição de 1,26 milhão de unidades ainda nesta terça-feira (23). O envio dos medicamentos por esta empresa ocorrerá pelos próximos sete dias.

Publicidade

Outra responsável pela distribuição será a Eurofarma, que terá a responsabilidade pelo envio de 212 mil ampolas a partir desta quarta-feira (24), e a União Química, que até a terça-feira (30) deverá distribuir cerca de 1,4 milhão de doses do medicamento.

Publicidade

“A logística híbrida, com a integração pública e privada, permitirá que os medicamentos estejam nos estabelecimentos de saúde em menos de 72 horas”, disse o governo, que explicou ainda que o planejamento para envio do produto foi idealizado com base em monitoramento feito nos estados e municípios.

Publicidade

De acordo com o Ministério da Saúde, as indústrias recebem dados de consumo médio mensal oriundos do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), para que os estoques sejam equalizados e a logística seja adequada para a realização da distribuição.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.