in

Major Olímpio não poderá realizar último desejo; doação de órgãos foi vetada

Família usou as redes sociais para informar que doação de órgãos não poderá ser feita.

Reprodução Toda Matéria / Senado Federal

A família do senador Major Olímpio usou as redes sociais, nesta sexta-feira (19), para informar que os órgãos não poderão ser doados. Major Olímpio morreu ontem, aos 58 anos. Devido às complicações da Covid-19, ele teve morte cerebral. Havia a expectativa de que os órgãos pudessem ser doados.

Publicidade

A informação dada pela família ontem repercutiu nas redes sociais e muita gente queria saber como uma pessoa que morreu de Covid-19 poderia doar os órgãos. No ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu norma técnica sobre o tema.

As determinações da Anvisa apontam que a doação só pode ser feita se teste realizado 24 horas antes da retirada dos órgãos apontar que não há mais carga viral no corpo. Do contrário, não pode haver a doação. Após testes, a família do Major Olímpio foi informado de que não será possível realizar o último desejo que ele tinha.

Publicidade

Major Olímpio não poderá ter os órgãos doados

Após a informação passada pela família, muitos internautas comentaram a postagem e homenagearam o político. “Sinto muitíssimo pela perda. Admirava muito o senador como pessoa, e como parlamentar. O conheci ainda na Câmara e sei da honestidade de sua luta. Que Deus o receba de braços abertos, e que possa confortar sua família”, escreveu uma pessoa.

Publicidade

“Caro major. Onde estiver quero lhe dizer que o senhor foi o único voto da última eleição do qual não me arrependi. Homem de caráter e firmeza. Grande perda para o Brasil. Vá em paz”, postou mais uma pessoa. “Belo gesto! Partir ajudando a salvar vidas até o último minuto”, escreveu Marcus Pestana, secretário de Saúde de Minas Gerais.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!