Major Olímpio não poderá realizar último desejo; doação de órgãos foi vetada

Família usou as redes sociais para informar que doação de órgãos não poderá ser feita.

PUBLICIDADE

A família do senador Major Olímpio usou as redes sociais, nesta sexta-feira (19), para informar que os órgãos não poderão ser doados. Major Olímpio morreu ontem, aos 58 anos. Devido às complicações da Covid-19, ele teve morte cerebral. Havia a expectativa de que os órgãos pudessem ser doados.

PUBLICIDADE

A informação dada pela família ontem repercutiu nas redes sociais e muita gente queria saber como uma pessoa que morreu de Covid-19 poderia doar os órgãos. No ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu norma técnica sobre o tema.

As determinações da Anvisa apontam que a doação só pode ser feita se teste realizado 24 horas antes da retirada dos órgãos apontar que não há mais carga viral no corpo. Do contrário, não pode haver a doação. Após testes, a família do Major Olímpio foi informado de que não será possível realizar o último desejo que ele tinha.

Major Olímpio não poderá ter os órgãos doados

Após a informação passada pela família, muitos internautas comentaram a postagem e homenagearam o político. “Sinto muitíssimo pela perda. Admirava muito o senador como pessoa, e como parlamentar. O conheci ainda na Câmara e sei da honestidade de sua luta. Que Deus o receba de braços abertos, e que possa confortar sua família”, escreveu uma pessoa.

PUBLICIDADE

“Caro major. Onde estiver quero lhe dizer que o senhor foi o único voto da última eleição do qual não me arrependi. Homem de caráter e firmeza. Grande perda para o Brasil. Vá em paz”, postou mais uma pessoa. “Belo gesto! Partir ajudando a salvar vidas até o último minuto”, escreveu Marcus Pestana, secretário de Saúde de Minas Gerais.