in

Família de Major Olímpio fala em doação de órgãos; quem morre de Covid pode doar?

Morte do senador acendeu discussão sobre doação de órgãos por quem morre de Covid.

Divulgação HC Unicamp / Agência Senado Federal

Quem morre em decorrência da Covid-19 pode ter os órgãos doados? Esta pergunta repercute nas redes sociais após a morte do senador Major Olímpio (PSL-SP). Aos 58 anos, o político estava internado desde o dia 3 de março. No dia anterior à internação, ele havia testado positivo para a doença causada pelo coronavírus.

Publicidade

No dia 5, Major Olímpio foi para a unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital São Camilo, em São Paulo, de onde não saiu mais. A situação piorou nos últimos dias e o senador morreu nesta quinta-feira (18). A família de Olímpio usou as redes sociais para anunciar a morte.

No post, também foi informado de que ele teve morte cerebral decretada e que os órgãos serão doados. A informação repercutiu. Afinal de contas, quem morre de Covid-19 pode ter os órgãos doados? A resposta é: depende.

Publicidade

Publicidade

A doação de órgãos de pessoas que morreram em decorrência da doença causada pelo coronavírus tem restrições que constam em norma técnica publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2020.

Publicidade

Pacientes com Covid-19 confirmada por teste não podem fazer a doação. Então quem poderia doar? Pessoas que contraíram a doença, mas tiveram regressão dos sintomas há mais de 14 dias. Para a confirmação, é necessário que seja feito um teste RT-PCR. Se o resultado for negativo 24 horas antes da captação dos órgãos, há autorização para a realização da doação.

Este cuidado vale também para os pacientes vivos que vão doar órgãos. A Anvisa tem como objetivo evitar a disseminação do vírus. No caso do Major Olímpio, exames devem apontar a carga viral em seu organismo. Apenas após esses procedimento é que haverá liberação ou não para a doação de órgãos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!