in

Governo divulga calendário do pagamento do auxílio emergencial para o Bolsa Família

Integrantes do Bolsa Família já possuem um calendário de pagamentos pronto, contudo, os demais beneficiários precisaram esperar por MP.

Portal Contábeis

Devido a falta de uma MP (Medida Provisória) editada pelo governo federal, os únicos brasileiros que já sabem quando voltaram a receber o auxílio emergencial são os beneficiários do programa social Bolsa Família. De acordo com o calendário de pagamentos do benefício, que é informado de acordo com o último número do NIS (Número de Identificação Social). Desta forma, a primeira parcela do auxílio emergencial deve começar a ser paga no dia 16 de abril de 2021.

Publicidade

Quando confirmou o retorno do benefício social, criado em meio à pandemia para ajudar desempregados e trabalhadores informais, o governo Bolsonaro chegou a afirmar que os pagamentos retornariam ainda em março, no entanto, esse cronograma acabou não sendo cumprido. De acordo com informações, o cronograma não pode ser cumprido porque a equipe econômica decidiu por esperar primeiro a liberação da PEC Emergencial no Congresso, o que aconteceu há apenas uma semana, para, só assim, dar início a definição das regras para o novo auxílio.

Segundo o Ministério da Cidadania, órgão responsável pela organização dos benefícios, os usuários cadastrados através do CadÚnico (Cadastro Único) ou pelo app da Caixa terão as datas dos pagamentos definidas por MP. Além disso, o calendário também poderá ser alterado a qualquer momento pelo governo Bolsonaro.

Publicidade

Mesmo assim, o órgão faz questão de reiterar que todos os beneficiários receberão a primeira parcela em abril. Além disso, de acordo com informações divulgadas pelo jornal O Globo, a expectativa é de que os cadastrados pelo app da Caixa ou CadÚnico comecem a receber ainda no início do próximo mês.

Publicidade

Com o novo auxílio emergencial, todos os beneficiários terão direito a receber quatro parcelas com valores em torno que podem variar de R$ 175 a R$ 375.

Publicidade

De acordo com o calendário do Bolsa Família, os primeiros inscritos no programa a receberem o benefício são os que possuem o final do NIS com o número 1, estes receberão no dia 16 de abril. Em seguida, com o NIS final 2, receberão no dia 19 de abril, e com o final 3, no dia 20.

Publicidade
Publicidade
Publicidade