Enquanto é aguardada a publicação da Medida Provisória (MP) que fixará a nova rodada de pagamentos do Auxílio Emergencial, a Caixa Econômica Federal (CEF) vem realizando a liberação de atualização do aplicativo Caixa Tem.
O cronograma de forma escalonada, será retomado nesta quinta-feira (18), com beneficiários nascidos no mês de março. O calendário vai até o dia 31 deste mês, quando brasileiros nascidos em dezembro serão atendidos. Para atualizar o aplicativo, o cliente deverá enviar seus documentos pessoais (explicação abaixo).
Além de ter sido utilizado para o pagamento do Auxílio Emergencial, o Caixa Tem também serve para outros programas, como, por exemplo, o BEm (Benefício Emergencial, pago a quem teve o salário reduzido), saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e o abono salarial do PIS/Pasep. O app ainda é utilizado para movimentar poupanças digitais, e ainda atende os beneficiários do Bolsa Família que recebem o depósito do benefício na poupança digital.
Calendário completo
Como atualizar?
Para atualizar os dados cadastrais, os beneficiários deverão acessar a aba “Atualize seu cadastro” no aplicativo. Na sequência, basta enviar um documento de identificação pessoal (CNH, RG), CPF, comprovante de residência e uma selfie.
O intuito é fazer com que não haja um índice expressivo de fraudes no Auxílio Emergencial. No ano passado, diversas pessoas receberam o benefício de forma indevida, houve casos de pessoas já mortas serem contempladas com parcelas pagas pelo governo federal.
Nos bastidores, há uma forte pressão para o governo publicar a MP com o detalhamento da nova fase do programa. A PEC Emergencial foi aprovada em dois turnos no Senado e na Câmara dos Deputados.