Começa nesta quinta-feira (18), a atualização dos dados cadastrais no Caixa Tem para todos aqueles que nasceram no mês de março. O aplicativo da Caixa Econômica Federal foi amplamente utilizado no ano passado para o pagamento do benefício e agora está se adequando à nova rodada.
Mas a atualização será feita de forma escalonada, enquanto o calendário seguirá de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários, indo até o dia 31 de março.
O Caixa Tem foi utilizado não só para pagamento do auxílio emergencial, como também para outros benefícios, entre eles o que foi pago àqueles cidadãos que tiveram o salário reduzido em decorrência desta pandemia, assim como o abono salarial do PIS/PASEP e saque do FGTS.
Através do Caixa Tem também é possível movimentar a conta poupança digital que foi aberta gratuitamente para que pudessem ser pagos os benefícios sociais. Um exemplo é o Bolsa Família que desde o final do ano passado vem sendo pago através da poupança digital.
Segundo a própria CEF, não é preciso ir a uma agência atualizar o cadastro, pois isso será feito através do celular. Primeiro é preciso ir na opção ‘Atualize seu cadastro’ no Caixa Tem e enviar os documentos que serão solicitados, entre eles, uma selfie, comprovante de endereço e documento de identidade.
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a maioria dos novos beneficiários receberá o valor mínimo, ou seja, cerca de 20 milhões de pessoas.
A volta do auxílio emergencial não deverá aquecer a economia tanto quanto no ano passado, já que o benefício terá valor menor e será pago a um número reduzido de beneficiários.