Em uma lista nomeada “Manifesto dos médicos cearenses em prol do Brasil”, profissionais da saúde manifestam apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), diante da sua conduta em meio à pandemia da Covid-19 no Brasil. A lista com 219 assinaturas podia ser facilmente acessada através de uma página na web, contudo, na manhã desta terça-feira, 16, já havia sido removida do Facebook junto com o manifesto dos médicos.
Ao final da matéria ainda foi anexado uma nota de apoio e, entre os nomes citados, aparece o vice-reitor da Universidade Federal do Ceará, o médico José Glauco Lobo Filho.
O manifesto ressalta que no ano de 2018, quando Jair Bolsonaro foi eleito, o Brasil elegeu o único presidente que “derramou próprio sangue” pelo país. Além disso, a nota ainda afirma que apesar de todo o empenho e dedicação do chefe do Executivo, ele ainda vem constantemente sofrendo com perseguições. Contudo, a matéria diz que mesmo diante de tantas perseguições, Bolsonaro continua demonstrando que a resiliência é “uma virtude dos guerreiros patriotas”.
O manifesto presta apoio ao presidente, contudo, destaca que os médicos que participam do mesmo defendem o uso de máscaras e a vacinação contra a Covid-19. Além disso, eles também ratificam a importância da higiene pessoal e de outros métodos preventivos da doença. E não foi só isso, a matéria ainda ressalta o seu apoio ao atendimento precoce dos infectados e o uso de medicamentos com o respaldo cientifico.
Vale lembrar que, após o início da pandemia, por diversas vezes Bolsonaro surgiu em público sem o uso de máscara, causou aglomerações e até defendeu o uso de medicamentos sem comprovação cientifica contra a doença.