Novo efeito pós-Covid é identificado e liga alerta; problema atinge 1 a cada 4 pessoas infectadas

Coronavírus tem impactado a população mundial de uma forma avassaladora nos últimos meses.

PUBLICIDADE

A pandemia do coronavírus segue assolando a população mundial em larga escala. Após um ano de 2020 complicado, o Brasil vivencia um cenário ainda mais amargo nestes primeiros meses de 2021, com o aumento significativo de novos casos de infecção e mortes em decorrência da Covid-19.

PUBLICIDADE

Ainda um mistério para a humanidade, o coronavírus vem sendo descoberto aos poucos pelos cientistas através de experimentos e dos próprios sintomas apresentados por pessoas infectadas. Nos últimos meses, diversos problemas têm sido evidenciados com pacientes que superaram o vírus e se recuperam da doença.

Em Macapá, a estudante universitária Janaina Corrêa, de 24 anos, foi infectada pelo coronavírus logo na primeira ‘leva’ da doença em solo nacional. Ela teve febre, náuseas e falta de ar. Contudo, a doença não foi embora com estes sintomas.

Apesar do quadro de recuperação, a jovem ainda sente problemas como falta de ar e fadiga, além de um outro sintoma que tem se tornado recorrente com outras pessoas: a queda de cabelo. O problema passou a se intensificar quando ela viu a mãe ser internada em uma UTI com a doença, depois de ter perdido dois tios para a Covid-19. 

“Dentro do hospital comecei a perceber que meu cabelo estava caindo muito porque onde eu andava, me encostava, eu via cabelo caindo. Ele não caía, ele despencava. Sempre tive muito cabelo, mas se tornou assustador porque viraram falhas no meu couro cabeludo”, desabafou a jovem. 

PUBLICIDADE

Mesmo problema

A mãe de Janaina conseguiu vencer o quadro de infecção da Covid-19, mas também passou a enfrentar queda de cabelo intensa após a doença. Vários conhecidos da família que tiveram a Covid-19 apresentaram o mesmo tipo de sintoma. Depois de quase um ano de contrair o coronavírus, Janaina começa a recuperar o volume de cabelo. 

Segundo o portal G1, estudiosos já evidenciaram que o problema de queda capilar atinge um a cada quatro pacientes que são diagnosticados com Covid-19. Entretanto, causas,  duração e tratamento ainda não estão totalmente claros.