in

Auxílio Emergencial: Caixa toma decisão para nova rodada de pagamentos do benefício; detalhes são divulgados

Banco será mais uma vez responsável pelos pagamentos das cotas do programa do governo federal.

Agência Brasil

Alento de milhares de brasileiros no ano passado, o Auxílio Emergencial está bem próximo de retornar com novos pagamentos. Após o aval do Senado e Câmara, o benefício deve ser oficializado nos próximos dias após a montagem da Medida Provisória (MP), que determinará os detalhes do programa como, por exemplo, valores e quantidade de parcelas.

Publicidade

Responsável por receber o repasse do Ministério da Cidadania e efetuar os pagamentos do benefício, a Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou nesta semana a necessidade de uma atualização cadastral dos beneficiários no aplicativo Caixa Tem. Nesta operação, os brasileiros deverão enviar um documento de identificação (RG, CNH), CPF e tirar uma selfie, para atualizar os dados. A medida visa reduzir o número de fraudes nos pagamentos do programa. 

O cronograma para atualização seguirá o mês de nascimento de cada beneficiário e será iniciado neste fim de semana. 

Publicidade

Outra medida

Além da questão de atualização cadastral, a Caixa anunciou que as suas agências e correspondentes estarão abertas aos sábados quando os pagamentos do benefício forem retomados, seguindo a linha praticada no ano passado.

Publicidade

No início de 2021, quando o governo pagou as parcelas residuais do benefício para alguns brasileiros, o banco estatal não operou nos finais de semana. Os pagamentos foram realizados às segundas, quartas e sextas. 

Publicidade

Com a retomada do programa, o banco volta a contemplar os pagamentos aos sábados, dado que o volume de beneficiários será grande, superando a barreira dos 40 milhões de pessoas. 

Nesta nova fase, o Auxílio Emergencial deve ser pago em quatro cotas, que irá variar de acordo com o perfil do beneficiário, com o valor mínimo partindo de R$ 175 e o índice máximo de R$ 375, pago a mulheres chefes de família. 

Publicidade
Publicidade