Padre responsável por cometer crimes no RS é transferido para hospital psiquiátrico: ‘Tem que responder’

Religioso cometeu crimes de assalto contra dois mercados e uma farmácia, todos no mesmo dia.

PUBLICIDADE

Acusado de cometer três crimes de assalto no mesmo dia em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, o padre Eliseu Lisboa Moreira, de 27 anos, foi transferido para um hospital psiquiátrico na noite da última quinta-feira (11), após passar nove dias preso.

PUBLICIDADE

O religioso foi autuado em flagrante no dia 2 de março, quando praticava crimes de assalto. Em pronunciamento à Justiça, a defesa alegou que o pároco sofre de problemas psiquiátricos. 

Ainda de acordo com o advogado de defesa, Moreira apresentou um quadro de surto psicótico, e necessita de tratamento. O sacerdote teria interrompido o tratamento com remédios, três semanas antes dos crimes acontecerem. Os motivos que levaram as ações ainda são desconhecidos. 

Eliseu Moreira praticou os assaltos contra dois mercados de Passo Fundo e ainda invadiu uma farmácia. Nos crimes, o religioso utilizou uma pistola falsa e dirigiu um Hyundai IX35 que pertence à Arquidiocese de Passo Fundo. Quando foi detido pelas autoridades, o padre estava com R$ 655, itens de higiene e alguns alimentos roubados. O religioso estava trajado com um boné vermelho e uma camiseta azul, sendo reconhecido por testemunhas. 

Igreja se pronuncia

Um dia após a prisão do padre Eliseu Moreira, o arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luis Weber, disse que todos foram pegos de surpresa com a ação do religioso, e frisou que o sacerdote tinha que pegar pelos crimes. 

PUBLICIDADE

“O padre, mesmo que seja membro da diocese, tem que responder por seus atos individuais”, afirmou Weber.

Eliseu foi ordenado para ser padre em 2019 e atuava na cidade de Tapejara, que fica a 50 km de Passo Fundo. Suspenso de suas atividades religiosas, o padre ainda deve responder um processo interno na igreja, além do inquérito criminal.