in

Butantã afirma que a vacina CoronaVac também combate as variantes

Instituto Butantã divulga que sua vacina em parceria com a farmacêutica Sinovac Biotech também imuniza contra as variantes.

Foto: Amanda Perobelli/Reuters

Em meio a tanto caos que a pandemia do coronavírus está trazendo, uma notícia boa acaba de ser dada aos brasileiros. Nesta quarta-feira (10), o governador do estado de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciou que a vacina produzida pelo Instituto Butantã em parceira com a Sinovac Biotech, é eficaz contra as três variantes do coronavírus.

Publicidade

O governador transmitiu um comunicado afirmando que, de acordo com um estudo realizado em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a CoronaVac é eficaz e imuniza contra as três variantes presentes, a britânica; a brasileira e a sul-africana. Todas essas variantes se encontram em circulação no país.

Apesar da boa notícia, não foi apresentado pelo governador, à imprensa, nenhum detalhe do estudo científico que comprova a sua afirmação.

Publicidade

O diretor do Instituto Butantã, Dimas Covas, também afirmou que a vacina chinesa é comprovadamente eficaz contra as variantes do novo coronavírus. “Estamos diante de uma vacina que é efetiva em proteção contra essas variantes que estão circulando neste momento”, disse Dimas Covas.

Publicidade

O estudo foi conduzido pelo Butantã, pois é o instituto o responsável pelas análises clínicas da vacina. Foram apresentados os dados de 35 participantes da Fase III da imunização, contudo, o estudo inclui mais amostras que ainda serão analisadas.

Publicidade

Outra notícia importante é que agora o Butantã está correndo atrás de uma maior fabricação de lotes da CoronaVac, pois a demanda está altíssima, sendo necessário fornecer vacinas a todo o Brasil.

Publicidade
Publicidade
Publicidade