Santa Catarina: dezenas de pacientes com Covid-19 morrem à espera de leitos em UTI

A situação é grave não só no estado, como em outras regiões do Brasil que registram aumento no número de óbitos.

PUBLICIDADE

Pelo menos 20 pessoas morreram em Santa Catarina, enquanto aguardavam uma vaga em leito de UTI. Todos esses pacientes estavam com Covid-19 e precisavam ser internados em uma Unidade de Tratamento Intensivo, mas por falta de vagas, precisaram ficar esperando e vieram a óbito.

PUBLICIDADE

Essas mortes foram registradas no período de 21 de fevereiro até nesta terça-feira, dia 2 de março. Para evitar que o número de mortes em decorrência da Covid-19 aumente ainda mais, Santa Catarina está enviando pacientes infectados para outros estados, inclusive alguns foram transferidos para o Espírito Santo.

Em Chapecó, 10 pacientes que estavam aguardando vaga em UTI morreram e as famílias estão inconformadas. O óbito mais recente foi de uma mulher de 72 anos, que foi levada para a UPA após apresentar os sintomas mais graves da doença.

A prefeitura divulgou um comunicado informando que os pacientes chegaram a receber tratamento adequado e todo suporte necessário, mas os familiares negam, pois alegam que o certo seria levá-los para um leito hospitalar.

Os hospitais da Região Oeste estão lotados e praticamente não há vagas nem em outras regiões, para transferência“, confirmou a prefeitura de Chapecó, que em nota informou que vem procurando ampliar o atendimento e aumentou o número de leitos de UTI no Hospital Regional do Oeste, porém, tal medida não foi suficiente para atender a crescente demanda.

PUBLICIDADE

Outras cidades de Santa Catarina estão com poucas vagas de UTI para pacientes com Covid-19 e pode ser que mais pessoas sejam transferidas para hospitais de outros estados.