Covid-19 está fora de controle no Brasil; país bate novo recorde em número de mortes

Especialistas temem que a situação piore ainda mais se algo não for feito urgentemente.

PUBLICIDADE

Só nas últimas 24 horas foram registradas 1.726 mortes em decorrência da Covid-19 e com esse número o Brasil atingiu um novo recorde desde o início desta pandemia. O país já passou da marca de 250 mil óbitos e o número de novos casos continua em alta.

PUBLICIDADE

Rondônia, São Paulo e Rio Grande do Sul tiveram o pior dia nesta terça-feira (02), e especialistas temem que a situação piore se as autoridades não tomarem providências urgentes. Esses dados foram divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL e a Globo faz parte.

No Brasil, o recorde anterior de mortes em 24 horas foi registrado no dia 25 do mês passado, com 1.582 óbitos. Entre ontem e hoje, São Paulo teve 468 mortes por Covid-19 e o governador João Dória já estuda decretar lockdown em todo estado.

Outro triste dado é que pelo 41º dia o Brasil registrou média acima de mil mortes por Covid-19. A RT – Taxa de Transmissão, no Brasil disparou nas últimas semanas, indo de 1,02 para 1,13. Isso significa que cada grupo de 100 pessoas contaminou outras 113.

Para a pandemia ser considerada controlada é preciso que a taxa RT esteja abaixo de 1,0, mas desde o final do ano passado que o Brasil está acima de 1,0, o que indica que a Covid-19 está descontrolada.

PUBLICIDADE

Muitos prefeitos em São Paulo são contra o lockdown porque as cidades já estão com a economia prejudica e se fechar tudo a situação poderá piorar ainda mais, porém, o governador acha que esta seria a saída para conter o avanço da pandemia.

Especialistas acreditam que a situação poderá piorar nas próximas semanas, uma vez que a população já não toma mais os devidos cuidados quando precisa sair de casa.