in

Auxílio emergencial: quem precisará devolver o dinheiro do benefício que recebeu no ano passado?

Muitos receberam a ajuda do governo federal indevidamente e agora precisarão devolver tudo.

JornalContabil

Nesta última quarta-feira (24), a Receita Federal informou que cerca de 3 milhões de pessoas deverão devolver o dinheiro do auxílio emergencial que receberam no ano passado, pois na verdade não teriam direito à ajuda.

Publicidade

Mas é importante ressaltar que isso dependerá da renda de cada pessoa e de seus bens. Quem recebeu o auxílio emergencial em 2020, independente do valor da parcela, mas também obteve outras rendas tributárias, seja uma aposentadoria, salário ou até mesmo pensão e o valor total passou de R$ 22.847,76, neste caso deverá informar ao governo federal através da declaração do Imposto de Renda que será feito esse ano.

Depois que o cidadão informar todos os dados, o próprio programa informará no final se será preciso devolver o dinheiro recebido do auxílio emergencial, ou não. O programa do Imposto de Renda 2021 estará capacitado para que o contribuinte possa emitir um Darf e assim faça a devolução do dinheiro, não sendo preciso pagar multa e nem juros.

Publicidade

O site do Ministério da Cidadania disponibilizará um informe com todos os rendimentos referentes ao auxílio emergencial de 2020. Outra informação importante é que nem todos que receberam o benefício precisarão declarar o imposto de renda esse ano.

Publicidade

Apenas os contribuintes e seus dependentes que receberam a ajuda do governo, mas que estão dentro da faixa de que é obrigada a entregar a declaração este ano é que precisa se preocupar.

Publicidade

A informação sobre o recebimento do auxílio emergencial deverá ser preenchida no campo de ‘Rendimentos recebidos de pessoas jurídicas’. Aqueles que receberam o benefício, mas não se encaixam no perfil das exigências que obrigam a declarar o IR 2021, não precisarão se preocupar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br