Conheça 5 principais cuidados com cordão umbilical para prevenir infecções em recém-nascidos

Aprenda os cuidados importantes para evitar que a criança tenha infecções na região do cordão umbilical.

PUBLICIDADE

A chegada de um novo membro na família é sempre um momento muito especial. Contudo, muitas dúvidas acabam cercando os pais, principalmente aqueles que são de primeira viagem. Uma das dúvidas frequentes está relacionada aos cuidados que são essenciais ao recém-nascido.

PUBLICIDADE

Uma grande dificuldade da maioria dos pais é cuidar do cordão umbilical, já que a maior parte não sabe como fazer a limpeza do coto umbilical de forma correta. A higienização é importante para poder evitar que aconteça qualquer tipo de infecção na região. O cordão umbilical tem como função manter a criança ligada à mãe enquanto está se desenvolvendo no interior da placenta. Além de estabelecer o vínculo entre a mãe e o bebê.

Entenda os 5 principais cuidados que precisam ser tomados com o cordão umbilical, especialmente para as pessoas que estão vivendo a primeira experiência com a maternidade.

Higienização do coto a cada troca de fraldas

Os pais devem fazer a higiene sempre que trocar a fralda do recém-nascido, no mínimo, de três a quatro vezes ao dia. Manter esse procedimento de limpeza ajuda a cicatrizar o umbigo da criança mais rapidamente.

Não coloque a fralda muito apertada

É importante não deixar a fralda muito apertada, já que isso pode provocar lesão ou trauma na região devido à compressão. Alguns pais ainda têm dúvida sobre a relação da hérnia umbilical com o cuidado com o umbigo. Vale ressaltar que não existe nenhuma confirmação científica sobre o tema.

PUBLICIDADE

Coloque o recém-nascido para dormir de barriga para cima

Uma dica boa é colocar a criança para dormir de barriguinha para cima, pois isso favorece a ventilação na região do umbigo. Depois que o coto cai, o ideal é deixar o umbigo dentro da fralda, pois a região ainda fica sensível ao atrito das roupas.

Não force a queda do coto umbilical

É importante não tentar forçar ou puxar o coto umbilical na tentativa de uma queda mais rápida. Isso pode lacerar o umbigo, provocando inflamação no local, podendo levar a consequências graves para a saúde da criança.

Procure mais informações sobre o tema

Diferente do que muita gente pensa, o recém-nascido não sente dor no coto umbilical, não existem terminações nervosas na região, já que as suas células estão mortas. Procurar informações sobre o tema é importante, especialmente para os pais de primeira viagem.