Irmãs gêmeas passam por redesignação sexual ao mesmo tempo e viram caso inédito no Brasil

As jovens Sofia Albuquerque e Mayla Phoebe têm 19 anos e são naturais do estado de Minas Gerais.

PUBLICIDADE

As irmãs Sofia Albuquerque e Mayla Phoebe, de 19 anos, viraram história na medicina do país por serem as primeiras gêmeas a passarem simultaneamente por procedimentos de redesignação sexual de maneira simultânea. Ambas nasceram com o sexo biológico masculino, mas ainda na adolescência demonstraram o desejo da transição.

PUBLICIDADE

O procedimento cirúrgico em Mayla acontece em 10 de fevereiro, no Hospital Santo Antônio, em Blumenau (Santa Catarina). No dia seguinte, 11, foi a vez de Sofia. Ambas receberam alta hospitalar e se recuperam dentro de casa, na companhia de seus familiares. O financiamento dos procedimentos foi bancado pelo avô, que chegou a vender um imóvel para auxiliá-las.

Em entrevista ao BHAZ, Sofia conta que as conversas com a irmã sobre a incompatibilidade de gênero eram recorrentes, tendo em vista que não se enxergavam no corpo masculino. “Eu fiz a cirurgia porque não me sentia confortável com o corpo que vim ao mundo, então eu readequei ele da forma que eu queria que ele ficasse para eu poder viver sem nenhuma frustração”, declarou.

Para o processo de redesignação, as garotas contaram com o apoio da família, em especial dos pais, que agiram sem preconceitos diante das escolhas das filhas. O temor, porém, estava na aceitação da sociedade, tendo em vista a possibilidade de rejeição por conta de sentimentos preconceituosos.

PUBLICIDADE

Embora reconheça o ambiente hostil no qual está inserida, Sofia garante que nunca deixará de lutar pelos direitos das pessoas transgêneras. “Mesmo estando no país que mais mata pessoas trans no mundo, isso pode melhorar, e isso começa a partir da gente”, declara a jovem.