Após aumentos do combustível, Bolsonaro demite presidente da Petrobras e indica general

A indicação acontece após Bolsonaro se irritar com os aumentos sucessivos de preços.

PUBLICIDADE

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), anunciou a demissão do presidente da Petrobras. Nas redes sociais, Bolsonaro indicou, nesta sexta-feira (19), que quem irá ocupar o cargo é o general Joaquim Silva e Luna. O general é um dos nomes de confiança do presidente da República e atualmente ele é diretor-geral brasileiro da Itaipu Nacional.

PUBLICIDADE

Essa indicação acontece logo após Jair Bolsonaro se mostrar insatisfeito e irritado com os aumentos sucessivos do valor dos combustíveis. A substituição acontecerá depois do fim do ciclo de dois anos do atual mandatário da empresa, Roberto Castello Branco.

Na próxima terça-feira (23), o conselho administrativo da estatal se reunirá para decidir se haverá uma recondução ou não do presidente dentro da empresa para outro ciclo de dois anos. Esse procedimento é padrão e acontece bienalmente, tanto que é previsto nas regras da política de indicações para novos membros que atuarão no conselho de fiscalização.

O atual presidente assumiu o cargo da Petrobras no mês de janeiro de 2019, por conta disso, será preciso fazer a sua recondução no ano de 2021 para mais dois anos. Só que, com essa notícia dada pelo presidente, o cargo será do general.

Mesmo que o presidente da República faça uma indicação, o conselho da estatal pode não acatar essa sua sugestão, uma vez que eles têm a autonomia, prevista no estatuto. Esse conselho é composto por membros que são indicados pelo governo, por acionistas e funcionários.

PUBLICIDADE

Preço do combustível

A demissão acontece um dia depois da Petrobras ter feito o anúncio do aumento de 15,2% no preço do diesel e de 10,2% para a gasolina. Esse é o maior aumento dentro da gestão de Castello Branco. Somente em 2021 aconteceram quatro aumentos que acumulam altas de 34,78 e 27,72% respectivamente.