Jovem, atleta e sem comorbidades: foto de mulher de 38 anos na UTI com Covid-19 viraliza

Dentista ficou internada por 20 dias após testar positivo para a doença causada pelo coronavírus.

PUBLICIDADE

Qualquer pessoa abaixo de 60 anos está fora do grupo de risco para a Covid-19. Mas isso não significa que pessoas mais jovens não possam desenvolver um quadro grave da doença causada pelo coronavírus. Em março do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro recorreu ao seu histórico de atleta para amenizar os efeitos da doença.

PUBLICIDADE

Mas a história não é bem assim. A prova disso é o que aconteceu com Raquel Trevisi, de 38 anos. A dentista foi internada com Covid-19 em setembro. Tudo caminhava para algo tranquilo. Raquel era jovem, praticava atividades físicas regularmente e levava uma vida totalmente saudável, sem comorbidades.

Internada, o quadro de Raquel se agravou e ela precisou ser entubada na unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital particular da cidade de Presidente Prudente, interior de São Paulo, onde ela mora. Uma vez na UTI, a dentista foi colocada em posição prona.

A técnica de colocar o paciente de bruços é usada para melhorar a oxigenação pulmonar. Foram 18 horas nessa posição. A equipe médica que acompanhava Raquel fotografou o momento. Ao todo, foram 20 dias na UTI, 16 deles entubada, até que a dentista melhorou.

PUBLICIDADE

Depois da alta hospitalar, ela passou por fisioterapia para recuperar-se totalmente da doença que é muito prejudicial aos mais velhos e a quem tem comorbidades (hipertensão, diabetes, entre outras doenças), mas também pode ser fatal para os mais jovens.

Todo cuidado é pouco para evitar a contaminação pelo coronavírus. Em entrevista à BBC News Brasil, Raquel falou sobre a foto que viralizou. “Ali na foto, você enxerga um corpo totalmente vulnerável. Aquela posição é uma expectativa de que o corpo reaja. Para mim, é uma imagem muito forte“, disse. Para todos a imagem é forte.