in

Surto de Covid-19 atinge asilo com mais de 100 pessoas; idosos morreram

Oito idosos morreram em asilo de Pelotas, no Rio Grande do Sul, após contaminação pelo coronavírus.

Reprodução RBS TV

Um surto de coronavírus atingiu o asilo Quinta Urbana, na cidade de Pelotas. A Institutição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) tinha 62 idosos e 41 funcionários, de acordo com a Secretaria Municial de Saúde da cidade do Rio Grande do Sul.

Publicidade

Os residentes do asilo começaram a ser vacinados no dia 27 de janeiro, mas duas doses da vacina são necessárias para que se atinja a eficácia máxima do imunizante. No dia 1º de fevereiro, uma residente foi hospitalizada e faleceu em decorrência vítima da Covid-19.

Testes rápidos RT-PCR apontaram que 40 idosos testaram positivo enquanto 22, negativo. Entre os funcionários do local, 29 testaram positivo e 12, negativo. Entre os profissionais que trabalham no asilo, todos que foram diagnosticados com a Covid-19 foram afastados do trabalho imediatamente.

Publicidade

Entre os residentes da casa, 32 foram transferidos para leitos do Centro de Covid e outros hospitais da cidade. Desse grupo, dois foram para a UTI e cinco já receberam alta. Aqueles que testaram negativo seguiram no asilo, mas são acompanhados.

Publicidade

Os idosos que estão em asilos são o principal alvo das campanhas de vacinação. Nestes locais, o distanciamento é difícil de ser seguido. Além disso, há profissionais que entram e saem do local todos os dias, o que aumenta o risco de contaminação. Ninguém sabe como este surto começou no asilo de Pelotas.

Publicidade

Oito idosos morreram

Ao todo, oito idosos que estavam no ILPI morreram. A Secretaria Municipal de Saúde realizou averiguação no local e encontrou irregularidades. Havia copo de vidro nos bebedouros – o mais indicado é copo descartável. No banheiro, havia toalhas de pano, o que também não está de acordo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!