Brasil pode ter 3ª onda da Covid-19 por causa da nova cepa do coronavírus e cientistas fazem alerta

A variante do vírus começou a se espalhar por vários estados e situação pode sair de controle.

PUBLICIDADE

Só em São Paulo já foram registrados 25 casos de Covid-19 pela variante do coronavírus que surgiu em Manaus, mas esta nova cepa já é encontrada em outros estados. O que chama a atenção nos casos de contaminação em São Paulo, é que dos 15 infectados, 16 não foram ao Amazonas e nem tiveram contato com alguém que viajou àquela região.

PUBLICIDADE

Sendo assim, os cientistas concluem que já começou no Brasil o contágio pela nova variante do coronavírus sem que haja ‘importação’, ou seja, mesmo se os estados fechassem suas rodovias, não teria mais como impedir a circulação dessa nova cepa.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, esse variante do coronavírus está no Amazonas, São Paulo, Espírito Santo, Pará, Piauí, Paraíba, Roraima, Rio de Janeiro, Santa Catarina e em breve poderão surgir casos em outros estados.

Cientistas e autoridades estão preocupados com o avanço dessa variante pelo Brasil, uma vez que ela é mais transmissível e as pessoas não estão tomando tanto cuidado como era no início da pandemia. Para barrar esse avanço, seria preciso vacinar a população o quanto antes, algo que não deve acontecer tão cedo, pois está faltando imunizante até mesmo para aqueles que estão no grupo prioritário.

Outro detalhe que preocupa os cientistas é que ainda não há um estudo comprovando a eficácia da CoronaVac e da vacina de Oxford/AstraZeneca contra essa cepa, um problema que pode comprometer até mesmo a campanha de vacinação que está acontecendo a passos lentos no país.

PUBLICIDADE

O Instituto Butantan já iniciou os testes, mas será preciso aguardar algumas semanas para ter uma resposta, e os cientistas alertam que, enquanto isso, as pessoas precisam redobrar os cuidados.