Mutações do coronavírus contaminam dezenas de pessoas em São Paulo, e cidade decreta lockdown

O alerta é para que todos redobrem os cuidados, pois essa nova cepa do vírus é mais contagiosa.

PUBLICIDADE

A variante de Manaus do coronavírus já chegou a São Paulo, deixando as autoridades ainda mais em alerta, pois esta nova cepa é mais contagiosa. Um caso já foi identificado em um morador da capital e ele não viajou ao Amazonas, o que mostra que agora o contágio é local.

PUBLICIDADE

Esse paciente não precisou ser internado, mas já foi confirmado que 20 pessoas foram contaminadas por pelo menos duas variantes distintas. Na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, a prefeitura decretou lockdown a partir de hoje e a medida terá validade por 15 dias.

Na capital, a Secretaria da Saúde vem alertando a toda população que existe uma maior transmissibilidade dessa variante, por isso os cuidados precisam ser redobrados. Quem apresentar qualquer sintoma da Covid-19 deve procurar o Serviço de Saúde o quanto antes; e sempre procurar manter-se isolado.

Um exame realizado nesta última sexta-feira, pelo Instituto de Medicina Tropical da USP, confirmou um caso. Então, começaram a ser tomadas medidas para tentar evitar que essa nova cepa se espalhe.

Mas a imunologista Ester Sabino não tem boas notícias. Ela acredita que essa variante deverá infectar um número cada vez maior de pessoas no estado. “São Paulo recebe a maioria dos voos de Manaus. Os casos da variante começaram em dezembro, então já estamos recebendo possíveis infectados há dois meses”, explicou Ester.

PUBLICIDADE

Só em São Paulo já foram internados sete pacientes com suspeita de que foram infectados por essa nova variante do coronavírus, sendo que dois morreram.