A vacina contra a Covid-19 tem sido a grande esperança para a população se livrar da pandemia do coronavírus. A imunização iniciou no país, porém muitos relatos sobre erros durante a vacinação tem se tornado notícia na mídia. O caso de uma idosa de 94 anos, que recebe uma vacina de ar, gerou indignação.
A moradora da cidade de Petrópolis, que fica localizada na região serrana do Rio de Janeiro, teve o registro do momento da vacinação feito pelos familiares, porém ficou claro que a seringa usada pela profissional não continha o imunizante contra a Covid-19, pois estava sem o produto. O fato foi confirmado pela prefeitura do município.
O caso aconteceu nesta última sexta-feira, 12 de fevereiro, em um ponto que foi montado em uma universidade da cidade. Justamente, no primeiro dia em que os idosos com mais de 90 anos do local começaram a ser imunizados. No vídeo, é possível perceber que a técnica de enfermagem aparece tentando tirar a proteção da agulha da seringa, porém, com dificuldade, a acompanhante da mulher que está no banco do motorista e fazendo o registro afirma que é melhor trocar.
A profissional vai até outra tenda montada e pega outra seringa. Quando retorna, a seringa sem a dose do imunizante é aplicada na idosa. O vídeo foi compartilhado nas redes sociais e, após ter viralizado, a Prefeitura emitiu um comunicado, confirmando o erro, e pediu que a idosa retornasse ao ponto de vacinação para receber sua dose.
A técnica de enfermagem envolvida no caso acabou sendo afastada de suas atividades, devendo ser ouvida nesta segunda-feira, 15 de fevereiro. Conforme informação da prefeitura, a profissional é contratada.
Prefeitura se manifesta sobre caso
Com a grande repercussão, a Prefeitura de Petrópolis emitiu uma nota, afirmando que tomou todas as providências cabíveis assim que recebeu a denúncia do fato e confirmou a abertura de um procedimento para que o caso seja apurado.