Uma senhora de 94 anos recebeu uma “dose de ar” ao invés da vacina da Covid-19. O caso ocorreu na última sexta-feira (12), em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e foi registrado por familiares, que gravaram um vídeo, exibido no RJTV 2, telejornal da TV Globo. No ato da aplicação, as imagens evidenciam que a seringa está vazia.
O polêmico caso foi confirmado pela Prefeitura de Petrópolis, que afastou a técnica de enfermagem imediatamente. Ela será ouvida nesta segunda-feira (15). A aplicação da “vacina de vento” se deu em posto montado em uma universidade do município. Segundo informações repassadas pela prefeitura, a profissional responsável pela aplicação é contratada.
Um dia depois da ação que revoltou familiares, a aposentada retornou ao mesmo posto e foi devidamente vacinada com uma dose do imunizante contra a Covid-19.
No vídeo feito por familiares da idosa, é possível ver a profissional tentando retirar a proteção da agulha da seringa. Na sequência, um familiar da aposentada aconselha ela a troca a seringa. A enfermeira foi até à tenda, pegou outra seringa, sem a dose do imunizante, e simplesmente aplicou a “vacina de vento”
Em nota divulgada, a Prefeitura de Petrópolis informou que já abriu um procedimento para apurar o caso e afirmou que as equipes de saúde são orientadas a cumprir todo o protocolo para a vacinação, inclusive permitindo todo o registro por parte dos familiares, se estes quiserem gravar o momento.
Taxa de vacinados
Iniciada no dia 17 de janeiro, a campanha de vacinação em solo nacional ainda está em um ritmo considerado lento por especialistas. No último balanço divulgado, o Brasil aparecia com 5.07 milhões de pessoas vacinadas, o que corresponde a 2,40% da população total do país.