in

Energia elétrica fica mais cara e aumento chega a 74,3% em algumas regiões do país

As tarifas de energia elétrica tiveram aumento siginficativo na última década.

Jornal da Construção Civil

As regiões Sudeste e Centro-Oeste tiveram índices de chuva abaixo da média em todos os anos da última década. Essas regiões têm as hidrelétricas que são responsáveis pela geração e distribuição de energia elétrica para mais da metade do país.

Publicidade

A falta de chuva nessas regiões vem culminando para o aumento das tarifas de energia elétrica de todo o país, segundo a Associação Brasileira dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres.

Essa queda, que foi apontada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e que aconteceu entre 2011 e 2020, aumentaram a tarifa de energia em até 74,3%. No início da década, cada megawatt-hora custava 331 reais; hoje, essa mesma quantidade está custando 577 reais. Esse aumento de tarifa atinge diretamente o consumidor final, que vê a sua conta de energia elétrica ficar mais cara mês após mês.

Publicidade

Além desse aumento da tarifa elétrica, o abastecimento de água também passa por dificuldades. O abastecimento de água nessas regiões, que concentram metade da população brasileira, está tão baixo que algumas cidades, como São Paulo, estão enfrentando racionamento.

Publicidade

Leydson Galvíncio, que é pesquisador do Cptec, informou que essa queda da quantidade de chuvas nos últimos 10 anos pode estar relacionada com o aquecimento global, bem como outros fatores climáticos.

Publicidade

O pesquisador disse ainda que a concentração de CO2 na atmosfera contribui para essa queda nas chuvas, uma vez que há a alteração do ciclo hidrológico, com isso causam os cenários de secas e inundações.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .