De acordo com a médica e cientista Soumya Swaminathan, ainda não é possível afirmar que as vacinas contra a Covid-19 que estão sendo aplicadas em pessoas de vários países podem prevenir a infecção causada pelo novo coronavírus ainda na origem da doença.
Para a médica, quem for vacinado ainda pode ser infectado, ainda que seja por uma ‘carga viral inferior’, daí a necessidade de todos seguirem com as medidas de proteção, usando a máscara de proteção facial quando sair de casa, manter o distanciamento físico e manter o hábito de lavar as mãos constantemente.
Os vacinados contra a Covid-19, segundo Soumya Swaminathan, podem não ficar doentes, mas têm plenas condições de transmitirem o vírus, por isso precisam continuar seguindo os protocolos que visam o combate à pandemia.
Já são milhões de mortes no mundo todo em decorrência da Covid-19, e o que preocupa as autoridades é que muitos continuam perdendo a vida diariamente, mesmo com a campanha de vacinação já tendo sido iniciada em diversos países.
Como demorará um bom tempo até que todo mundo tenha recebido o imunizante, o alerta dos cientistas é para que ninguém deixe de lado os cuidados, pois a pandemia segue tirando vidas e deixando familiares de luto diariamente.
No Brasil já são quase 240 mil óbitos em decorrência da doença e mais de 9 milhões de infectados. Os estados começaram a vacinar os profissionais da área de saúde e também os idosos, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido até que toda população receba o imunizante.