Uma paciente que testou positivo para Covid-19 acabou apresentando uma reação rara à doença e, com isso, os médicos decidiram que seria preciso amputar pelo menos três dedos da paciente, já que eles foram necrosados.
A idosa tem 86 anos e sua identidade não foi revelada. Segundo informações do portal Extra, ela testou positivo para a Covid-19 após ter ido a um hospital na Itália, em 2020, quando o país ainda enfrentava a primeira onda da pandemia.
De acordo com o relatório médico, a paciente teve uma gangrena seca no segundo, quarto e também no quinto dedos de sua mão direita e, por isso, optaram pela amputação dos mesmos. Conhecido popularmente como necrose, essa é uma condição que ocorre a perda de suprimento de sangue e o tecido corporal acaba morrendo, ficando com uma cor mais escura.
A idosa contou à equipe médica que teve uma síndrome coronariana aguda, que é quando há um bloqueio repentino do sangue que é levado ao músculo cardíaco. Isso foi em março do ano passado e a paciente foi aconselhada a fazer terapia antiplaquetária dupla, que era justamente para prevenir que o sangue coagulasse.
Os exames realizados agora mostraram que a Covid-19 nesta senhora causou um bloqueio no fluxo de sangue de seus dedos, que precisaram ser amputados para evitar complicações futuras.
Especialistas continuam alertando a todos para que tomem os devidos cuidados e evitem ser infectados pelo coronavírus, porque esta é uma doença nova e que ainda há muito o que aprender sobre seus sintomas e consequências.