João Filipe Barbieri, considerado um dos maiores traficantes de armas do mundo, saiu da cadeia no Rio de Janeiro após cumprir três dos 27 anos de prisão que foi condenado. No entanto, o megatraficante não deixou o local por meio de uma fuga, mas sim mediante a apresentação de um alvará falso. Barbieri saiu do complexo prisional de Bangu, na zona oeste do Rio, em novembro do ano passado. No entanto, o caso, que segue sendo apurado pela Justiça Federal e a Secretaria de Administração Penitenciária, só foi revelado na terça-feira, 9, pela Globo.
João, que agora está solto, é enteado do homem conhecido como sendo o ‘Senhor das Armas’, Frederick Barbieri, que atualmente está preso nos Estados Unidos. Em um de seus crimes, a quadrilha chegou a enviar ao Brasil mais de mil fuzis dentro de aquecedores de piscina.
De acordo com a reportagem da Globo, o traficante teria sido solto por meio de uma decisão interlocutória, que consiste em uma decisão tomada durante as investigações, sendo assim, sem a resolução definitiva do caso.
Na última segunda-feira, 8, o desembargador federal Marcello Granado questionou a Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) sobre o assunto, e o órgão informou o número do alvará que resultou na soltura do megatraficante, no entanto, não anexou os documentos. O alvará teria sido fornecido pela 8ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
Mesmo assim, a Justiça Federal nega a existência de qualquer alvará para a soltura de Barbieri. Após a descoberta do esquema criminoso, Marcello Granado solicitou a prisão imediata de João e ainda de outro detento que teria sido solto mediante o mesmo esquema.