Auxílio Emergencial: jornal traz revelações sobre volta do programa e anuncia quando os pagamentos devem começar

Benefício atendeu 68 milhões de brasileiros no ano passado e tem futuro sendo discutido nas últimas semanas.

PUBLICIDADE

A discussão em torno da volta do Auxílio Emergencial tem se intensificado nos últimos e todos os cenários sinalizam para uma nova rodada de pagamentos. Antes contrário, o governo federal vem dando indícios de que ajuda que contemplou mais de 68 milhões de brasileiros retornará. 

PUBLICIDADE

Nas últimas semanas, uma grande pressão tem sido feita por deputados e senadores no pleito para garantir novos pagamentos, neste período, diversos projetos de lei foram apresentados. Recém-eleito à presidência do Senado, Rodrigo Peixoto (DEM-MG) já conversou com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, que se mostraram abertos ao debate.

Prazo estipulado

Nesta quarta-feira (10), o jornal “o Globo” revelou que o presidente Jair Bolsonaro deve anunciar a prorrogação do Auxílio Emergencial após o Carnaval, e o mesmo deve vigorar a partir de março. Os valores pagos pelo governo seriam três cotas de R$ 200. Contudo, somente metade dos beneficiários atendidos no ano passado seriam contemplados, de acordo com o projeto estudado pelo governo federal. 

O propósito do governo é que o custo destes novos pagamentos figure fora do teto de gastos, uma regra fiscal que impede que as despesas públicas cresçam mais do que a inflação do ano anterior. 

Curso?

No último final de semana, o jornal “Folha de S. Paulo” revelou que o governo federal traçava um plano para a retomada do Auxílio Emergencial com algumas mudanças. Cotas e valores se assemelham ao que foi mencionado pelo “O Globo”, o que mudaria seria o nome do programa, que passaria a se chamar BIP, e seria necessário a realização de um curso de qualificação para o recebimento do benefício. 

PUBLICIDADE

O governo, até o momento, não se pronunciou sobre esta possibilidade.