in

Auxílio Emergencial: governo toma atitude que deixa prorrogação do benefício bem próxima

Informação de última hora pode fazer Auxílio Emergencial voltar a ser pago.

Facebook Jair Bolsonaro / Caixa / Montagem Diogo Marcondes

Auxílio Emergencial vai ser prorrogado? A pergunta que milhões de brasileiros estão se fazendo está próxima de ser respondida em definitivo graças a uma nova ação do governo federal, tomada nesta sexta-feira (5). A informação acabou de ser divulgada.

Publicidade

Ontem (4), o ministro da Economia, Paulo Guedes, citou uma cláusula que seria necessária para que o Auxílio Emergencial voltasse a ser pago. A boa notícia é que esta cláusula pode ser incluída na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo. A informação foi dada por Bruno Funchal, secretário do Tesouro Nacional.

A PEC do Pacto Federativo propõe três coisas: desvinculação, desindexação e descentralização de gastos. O objetivo com a medida é abrir espaço no orçamento público. Isto daria mais autonomia para municípios e estados. A cláusula seria colocada nessa PEC. Milhões de brasileiros aguardam.

Publicidade

Auxílio Emergencial pode voltar a ser pago

Ainda ontem, depois de receber Rodrigo Pacheco, Paulo Guedes citou quem poderia receber o benefício se ele for mesmo prorrogado: metade dos beneficiários que o receberam em 2020. Cerca de 67 milhões de brasileiros receberam ao menos uma parcela do benefício.

Publicidade

O Auxílio Emergencial começou a ser pago em abril. As cinco primeiras parcelas foram de R$ 600. As quatro últimas foram de R$ 300. Mães de família solteiras receberam o dobro dos demais beneficiários. Como a economia ainda não reagiu e a pandemia do coronavírus segue firme e forte, a volta do pagamento do Auxílio Emergencial auxiliaria milhões de brasileiros em dificuldade neste momento difícil.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!