in

Lula bate o martelo e define candidatura do PT para concorrer com Jair Bolsonaro para a presidência de 2022

A informação foi divulgada por Fernando Haddad em entrevista à TV 247 nesta sexta-feira (5).

Foto: Eduardo Knapp/Folhapress

O ex-prefeito da cidade de São Paulo Fernando Haddad (PT-SP) anunciou nesta sexta-feira (5) que será o candidato à presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores. A decisão será revista somente se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguir uma reversão judicial diante da cassação de seus direitos políticos.

Publicidade

“Ele (Lula) me chamou para uma conversa no último sábado e disse que não temos mais tempo para esperar. Ele me pediu para colocar o bloco na rua e eu aceitei”, declarou o político em entrevista para a TV 247. A partir de agora, a ideia é começar a viajar pelo Brasil para fazer pré-campanha, mirando a corrida presidencial de 2022, que se aproxima.

Nas eleições de 2018, a ideia seria colocar Fernando Haddad como candidato à vice-presidente na chapa de Lula. Entretanto, o petista teve os seus direitos políticos cassados por conta das condenações envolvendo o recebimento indevido de reformas em um triplex no Guarujá e em um sítio na cidade de Atibaia, São Paulo.

Publicidade

A condenação em segunda instância pelo caso do tríplex está sendo discutida no STF (Superior Tribunal Federal) a pedido da defesa de Lula. O argumento é de que o ex-juiz federal Sérgio Moro tenha agido em descumprimento ao princípio da parcialidade no tocante ao processo, sobretudo pelo vazamento de supostas conversas relativas à Operação Lava-Jato, bem como sua ida ao Ministério da Justiça de Jair Bolsonaro (sem partido).

Publicidade

Com Fernando Haddad concorrendo ao pleito, o mais provável é que dispute com Jair Bolsonaro, que provavelmente tentará a sua reeleição, embora a informação ainda não tenha sido confirmada. A decisão sobre o processo de Lula no STF, por sua vez, deve ser julgado ainda no 1º semestre de 2021.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com