in

Jair Bolsonaro toma importante decisão sobre preço do combustível no Brasil

Bolsonaro se reuniu com ministro e com o presidente da Petrobrás nesta sexta-feira (5).

Facebook Jair Bolsonaro / Busvision / montagem Diogo Marcondes

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tomou decisão após ameaça de greve dos caminhoneiros. Estes profissionais brigam, entre outras coisas, por melhores preços dos combustíveis e alguns deles chegaram a parar na última segunda-feira (1º).

Publicidade

Nesta sexta-feira, o governo federal anunciou que vai enviar ao Congresso Nacional, na semana que vem, um projeto de lei que sugere a previsibilidade para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O objetivo dessa medida foi explicação pelo presidente.

Bolsonaro disse que pretende, caso seja juridicamente viável, apresentar na próxima semana um estudo para que o ICMS incida sobre o preço do combustível direto nas refinarias ou com um valor fixo para gasolina, álcool e diesel.

Publicidade

O presidente da República afirmou ainda que o percentual seria definido pelas assembleias legislativas de cada estado. Há resistência de alguns estados em relação alteraçõees no ICMS porque este imposto é uma das principais fontes de arrecadação.

Publicidade

O objetivo do governo federal é evitar com isso a volatidade do preço do combustível. Algo parecido acontece com o PIS/Cofins do diesel, fixado em R$ 0,35 por litro atualmente. Paulo Guedes afirmou que o governo pretende desonerar o PIS/Confins para impulsionar a queda de preços.

Publicidade

Bolsonaro tranquiliza o mercado

Além do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes, outros ministros e o presidente da Petrobrás, Roberto Castello Branco, participaram do encontro. Para acalmar o mercado, Bolsonaro afirmou que não vai interferir na Petrobrás para baixar os preços.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!