in

Auxílio Emergencial: vice-presidente Mourão traz medida decisiva para novos pagamentos do programa

Benefício teve o calendário residual de pagamentos sendo encerrado na última semana.

Foto: Adnilton Farias - Caixa - Montagem

A discussão em torno de uma possível extensão do Auxílio Emergencial tem se intensificado nas últimas semanas devido o cenário alarmante da pandemia do coronavírus em solo nacional. Nos bastidores do Congresso, há uma forte movimentação para garantir uma nova rodada de pagamentos do benefício. Irredutível em um primeiro instante, o governo federal tem mudado o discurso, e já admite uma nova prorrogação do benefício com configurações distintas.

Publicidade

Após o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmar que o Auxílio Emergencial pode ser retomado para atender um número menor de brasileiros, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB) falou sobre o assunto, e disse que só existem duas formas para o programa retornar: dentro do orçamento ou tirando recursos de outras áreas.

“O ministro Paulo Guedes conversou com lideranças. Vocês sabem muito bem, só tem auxílio de duas maneiras: por dentro do orçamento, buscando tirar recursos de outras áreas e compor esse auxílio, ou voltar com o orçamento de guerra. Eu estou entendendo que não é a ideia”, disse o vice-presidente. 

Publicidade

Questionado pela imprensa se a criação de novos tributos poderia ser uma alternativa para a viabilização de novos pagamentos do benefício, Mourão negou essa possibilidade e afirmou que a criação de novos impostos se tornaria um tema da reforma tributária. 

Publicidade

Reunião

Eleito para presidir o Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) teve uma reunião com o ministro Paulo Guedes na última quinta-feira (4). Entre os assuntos tratados pelos dois no encontro estava o Auxílio Emergencial. O senador, inclusive, desde o período de campanha, já manifestava a intenção de buscar alternativas para atenuar o cenário de crise vivenciado pelos brasileiros durante a pandemia.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade