Bebê morre após batismo ao ser jogado 3 vezes na água benta; padre pode ser acusado

Líquido foi encontrado no pulmão da criança após realização de autópsia.

PUBLICIDADE

A cerimônia de batismo é um ritual realizado em quase todos os países o mundo. Em parte dos lugares onde o rito é feito, ele acontece de maneiras diferentes, como na Romênia, que a criança é batizada sendo submersa três vezes na água benta.

PUBLICIDADE

Mas em um dos rituais uma tragédia aconteceu. Durante o batismo, uma criança acabou falecendo após ser submersa na água benta. O caso aconteceu na Igreja Ortodoxa da Romênia e vem gerando grande repercussão.

De acordo com o jornal The Guardian, a criança, de identidade não divulgada, foi submetida ao batismo tradicional. Após a cerimônia, o bebê foi levado às pressas para uma unidade de saúde local, onde foi declarado morto apenas algumas horas depois. O caso aconteceu no último dia 1º, mas somente agora veio à tona.

Ainda segundo o The Guardian, a criança foi a óbito após sofrer uma parada cardíaca. Um exame foi realizado no bebê e a autópsia indicou haver líquido em seu pulmão. O padre que realizou o rito está sendo acusado de homicídio.

Agora, o templo está enfrentando uma grande pressão do público, que clama para que o ritual seja modificado a fim de não tirar a vida de mais crianças, considerando que episódios como esse já aconteceram antes no país. Uma petição foi criada para que haja mudança na maneira de batismo e já conseguiu mais de 50 mil assinaturas.

PUBLICIDADE

O porta-voz da Igreja Ortodoxa, Vasile Banescu, disse que os padres poderiam derramar um pouco de água na testa do bebê em vez de submergir completamente para evitar mais mortes. Entretanto, o arcebispo Teodosie, que é líder da ala tradicionalista da Igreja, disse que o ritual não mudará.