in

Ciclone bomba chega ao Brasil e atinge região do Rio Grande do Sul

O fenômeno dificilmente acontece nessa época do ano, por isso foi uma grande surpresa.

Ig

Nesta quinta-feira (04), um ciclone bomba se formou na divisa do Brasil com o Uruguai e chegou a atingir toda região sudeste do Rio Grande do Sul. O ciclone extratropical dificilmente acontece nessa época do ano e sua característica explosiva é sempre motivo de grande preocupação.

Publicidade

De acordo com o meteorologista Estael Sias, esse tipo de ciclone ocorre quando há uma queda rápida na pressão atmosférica, passando de 24 hPa e isso precisa acontecer em um período de no máximo 24 horas.

Com a pressão caindo numa taxa de 1 hpa por hora, então se cria as condições perfeitas para o surgimento de um ciclone bomba. É mais comum de acontecer esse fenômeno em latitudes maiores, por exemplo, no sul do Brasil, mas somente no período de inverno.

Publicidade

Ver um ciclone bomba se formando em pleno verão é algo atípico e chega a ser causa de preocupação, pois mostra que há algo acontecendo com o meio ambiente e que causa todas essas alterações.

Publicidade

Segundo o meteorologista, o sul do Rio Grande do Sul é a região do Brasil mais propícia a ter a formação de ciclone bomba e novos fenômenos como este poderão se formar nos próximos dias, porque o vento deverá ganhar força no sul e leste do estado.

Publicidade

Na manhã de hoje (04), a cidade de Santa Vitória do Palmar registrou ventos de até 80 km/h, o que deixou a população preocupada e com medo de que um temporal atingisse o município. Segundo a MetSul Meteorologia, a previsão é de que essa ventania ganhe força e chegue a 100 km/h, por isso as pessoas que moram por lá devem estar preparadas.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br