Auxílio Emergencial chega ao fim e cai a aprovação ao governo de Jair Bolsonaro no Nordeste

Muitas famílias tinham apenas esta fonte de renda e agora estão desesperadas, sem ter nem o que comer.

PUBLICIDADE

O Auxílio Emergencial chegou ao fim e a aprovação ao governo de Jair Bolsonaro no Nordeste despencou de forma que nem os mais pessimistas poderiam imaginar, chegando a menos de 30% – sendo que esta taxa é uma das mais baixas já registradas nesta região do Brasil.

PUBLICIDADE

Conforme mostrou a pesquisa PoderData, que foi realizada entre os dias 1 a 3 deste mês, o benefício vinha ajudando não só a população do Nordeste, como também mantinha em alta a popularidade do presidente.

Quase 60% dos moradores desta região já desaprovam o presidente, e apenas 11% disseram não saber ou preferiram não responder à pesquisa.

No Nordeste, a popularidade de Bolsonaro atingiu o pico no mês de setembro do ano passado, quando o presidente chegou a ser aprovado por mais da metade da população, um cenário bem diferente deste de agora.

Agora ambas as partes têm um grande problema pela frente. Os Nordestinos que recebiam o auxílio emergencial e não têm uma renda, agora enfrentarão grande dificuldade financeira, ainda mais com o avanço da Covid-19 na região.

PUBLICIDADE

Jair Bolsonaro, que precisa melhorar sua popularidade no Nordeste, precisará montar uma outra estratégia, pois como ele mesmo já disse, não tem como retornar com o benefício, pois isso aumentaria ainda mais o endividamento do país.

Há projetos que tentam garantir o retorno do Auxílio Emergencial pelo menos por mais alguns meses, mas alguns especialistas acreditam que dificilmente eles serão aprovados, já que a situação econômica do Brasil está complicada e o futuro não é promissor nessa área.