in

CoronaVac: quanto tempo a mulher deve esperar para engravidar depois de tomar a vacina?

É preciso esperar algumas semanas antes de engravidar após tomar a CoronaVac.

Instituto Butantan

A CoronaVac é uma das vacinas que vem sendo utilizada para imunizar os brasileiros contra a Covid-19. A vacina é produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com o laboratório chinês Sinovac. A vacinação começou no mês passado.

Publicidade

Na última semana, o governo do estado de São Paulo anunciou que a vacinação em idosos vai começar. O primeiro grupo a ser vacinado são aqueles que tem mais de 90 anos. Em seguida, o grupo de 85 a 89 anos será vacinado; e assim por diante.

Diante da vacinação, muitas dúvidas surgem e todas elas podem ser tiradas por e-mail ou telefone com o Instituto Butantan.  O Serviço de Atendimento ao Consumidor está disponível no telefone 0800-7012850. Quem preferir, pode enviar um e-mail para sac@butantan.gov.br.

Publicidade

Quanto tempo devo esperar para engravidar depois de ser vacinada?

Esta é a pergunta que algumas mulheres que estavam planejando engravidar em 2021 devem estar se fazendo. A resposta é dada pelo Instituto Butantan. “Orienta-se aguardar quatro semanas após o término do esquema completo de vacinação (2 doses) para engravidar”, explica o Butantan.

Publicidade

Já para as mulheres que estão grávidas é preciso conversar com o médico ou cirurgião-dentista para saber se deve ou não tomar a vacina. Estudos feitos em animais não demonstraram risco fetal, mas mulheres grávidas e lactantes não fizeram parte dos grupos testados para a CoronaVac. Por isso, se tem medo ou alto risco de contrair a doença causada pelo coronavírus, o ideal é conversar com o médico antes de se vacinar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!